Quantcast
Channel: E esse tal Meio Ambiente? » cefet
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Esse blog pretende mais que informar, mas MOBILIZAR

$
0
0

O E esse tal Meio Ambiente? é um blog colaborativo, formado por jovens que acreditam que podem fazer a diferença através de ações na internet. Eu, particularmente, acredito no potencial das redes sociais em levar informação e consciência às pessoas. Mas, além de informar, trazer notícias e opinar sobre elas, acho que podemos fazer mais.

Foi por esse sentimento que na última terça-feira, 20, fui, a convite de um amigo, a três turmas de 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular de Salvador para falar de minha experiência com meio ambiente, sobre sustentabilidade e o que nós, jovens, podemos fazer para garantir um futuro sustentável às próximas gerações. Foi uma experiência interessantíssima. Acho que não só para mim, que aprendi e finalmente percebi que estou na área certa, fazendo o que gosto, mobilizando pessoas em prol de algo que acredito. Mas também para os estudantes que, mesmo com toda euforia, me pareceram interessados e deram atenção aquele cara poucos anos mais velho que eles.

A educação ambiental é, por lei, uma disciplina obrigatória no Brasil. Eu bem lembro quando a estudei justamente no 2º ano do Ensino Médio, lá no CEFET, junto com o Harlan (já disse que fomos colegas de salas por…6 anos?). Como disse o Danilo neste post, quando as escolas oferecem esta disciplina, ela é ministrada por professores sem preparação para isso. No meu caso, foi o professor de Biologia. Fizemos alguns projetos interessantes e até de levantamento de informações e intervenção na comunidade local. Não lembro de ter nascido ali meu interesse pela área, mas com certeza foi um ponto importante de minha educação. E é por isso que quero ajudar e compartilhar experiências ambientais. Mostrar que fazendo essas pequenas coisas podemos ir longe. Já viram nossas dicas?

Falando sobre construções sustentáveis

E não só em escolas

No ano passado fui convidado pelo pessoal da Frente de Guerrilha para falar sobre construções sustentáveis em uma empresa de venda de imóveis. Experiência gratificante também. Na época, bastante desafiadora.

Acredito que podemos fazer mais se tentarmos construir algo juntos. Por isso, eu, e creio que todos aqui, estamos dispostos a levar a mobilização para o mundo real. Escolas. Empresas. Comunidades locais. E a Sociedade como um todo.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images





Latest Images